
O vale do Bestança (ou ribeira de São Martinho), a leste, e serra da Gralheira do mesmo lado, a parte mais acidentada acaba no vale do Cabrum inferior, já nas terras de Aregos.
As terras de Aregos pertenceram ao senhorio dos Gascos (de Ribadouro), linhagem dos primitivos conquistadores a que ficou associado o nome de Egas Ermiges, tio de Egas Moniz. Por outro lado, Santa Maria de Barrô foi célebre comenda de Malta e Fernando Magno deu carta de foro a São Martinho de Mouros por volta de 1057, confirmada por Afonso VI, avô de D. Teresa (mãe de D. Afonso Henriques) e por ela confirmada em 1111. Anreade recebeu forais de D. Dinis e D. Manuel I, e São Romão de D. Sancho I (1178). Como se vê, é indiscutível a antiguidade das terras resendenses, ufanas dos pergaminhos que as projectaram em importância, muito antes dos alvores da Nacionalidade.
O património construído é impressionante, rico, antigo e de grande valor artístico. Assinalemos os principais monumentos do roteiro turístico: na vila, as Casas de Rendufe e Vila Pouca; Mosteiro e igreja de Stª Maria de Cárquere (Mon. Nac.) e o lugar paisagístico da estância arqueológica, no mesmo lugar; igreja matriz de São Martinho de Mouros (Mon. Nac.) e, na mesma freguesia (Mogueira) a estação arqueológica. As Casas Antigas da Torre, Granja, Fornelos e Pousada, em Anreade; em Barrô, as Casas do Outeiro, da Quinta do Fundo de Vila, da Quinta das Lamas e os Solares Esquildar e Granja, em Cárquere. Casas do Corujeiro e Espírito Santo (Miomães); igreja de N. ª Sr. ª da Assunção e Convento de Barrô em São Martinho de Mouros, igreja paroquial, pelourinho e solares do Cardoso; Choupal, Paço, Pereira e Soenga; o solar da Massorra e o palácio de Porto de Rei (São João de Fontoura); a Torre da Lagariça e Ponte Medieval sobre o Cabrum, são as melhores obras de arte de São Cipriano.
Ponto de Interesses: Miradouro do Penedo de S. João, nas Caldas de Aregos, de onde se pode apreciar a surpreendente beleza do vale do Douro; Jardim 25 de Abril; Ruínas célticas, no lugar de S. João, em Freigil; Miradouro da Capela de S. Cristóvão em Felgueiras; Necrópole pré-histórica do Monte de S. Cristóvão; Estância arqueológica romana de Cárquere; Estância arqueológica Luso-romana da Mogueira em S. Martinho de Mouros; Miradouros do núcleo da Senhora do Cárquere e do núcleo da Senhora em S. Martinho de Mouros; Antas do Feirão, em Felgueiras.
Artesanato: Olaria em S. Pedro de Paus (Faamões); Pirotecnia em S. João de Fontoura; Trajes Regionais e chapelaria em Paus; Soqueiro em Resende S. Romão de Aregos e Paus; Meias em Ovadas e Feirão; Cestaria em Resende, S. Romão, Minhães, Loureiro e Riboura; Rendas em Cárquere, Felgueiras e Mirão; Crossas e capelos em Feirão, Paus e Ovadas; Latoaria em Resende; Ferrador em Resende; Carpintaria em Paus, Barrô, Ovadas e Felgueiras; Tecelagem em Ovadas, Felgueiras, Vinhais, Vinhós, Paus, Cárquere, Resende e S. Romão; Moagem em Cárquere, S. Romão, Paus, e Barrô; Arte do papel e do pano em Felgueiras; Sapateiro em Paus e Barrô; Bordados em Felgueiras e Rendufe de Cima; Tapeçaria em Anreade; Malhas em Fazenda e Portela; Fabricação de Crivos e Peneiras em Pinheiro Manso; Penteeira em Minhães e Cimo de Resende; Reparador de barcos em Mirão e Loureiro.
Gastronomia: Pratos Típicos: Bazulaque; Anho assado no forno.
Doces: Cavacas; Rosquinhas de Aregos; Falachas de Resende e Torradas do Barreiro.
Câmara Municipal de Resende
Telefone: (+351) 254 877 653
Email: cm.resende@mail.telepac.pt
Site: www.cm-resende.pt
Feriado Municipal: 29 de Setembro
Número de Habitantes: 12.370
Superfície: 122,7 Km2
Número de Freguesias: 15
Resumo Histórico: Resende possui património paisagístico (ambiental e ecológico) característico resultante da tipicidade geomorfológica e climática da região ribadouriense. A paisagem não é uniforme devido à diversidade da flora concelhia, variando entre vales, socalcos, e acidentes montanhosos, densamente florestados. Debruçado sobre o Douro (a norte), as fraldas montemuranas delimitam o concelho a sul.





